A diversidade da culinária brasileira, em grande parte está associada a influências dos povos indígenas, africanos e dos portugueses .
O Brasil grande celeiro do mundo, com seus 8,51 milhões de quilômetros quadrados, nos apresenta um conjunto de pratos saborosos ricos e únicos.
A regionalização brasileira
O Brasil , é dividido em estados e regiões cujas características de população, aspectos naturais , clima e economia são muito peculiares. Distintas também são as festas, a cultura e o que muito nos agrada que é a sua rica culinária, sendo que cada estado com seu “jeitinho” porém não deixando de lado suas tradições, criou seu prato específico.
Hoje convidamos você, a conhecer um pouquinho das cinco regiões brasileiras.
Regiões Nordeste
No Nordeste brasileiro, onde o clima é predominantemente semiárido, a agricultura é extremamente prejudicada, sendo que um dos elementos que mais contribui para a economia é a extração de petróleo e com suas praias exuberantes , é a região que mais recebe turistas estrangeiros.
ALAGOAS
Pratos típicos : Pirão de leite, Pituzada, Tapioca e Sururu de capote.
BAHÍA
Pratos típicos : Acarajé, Vatapá,Sarapatel.
CEARÁ
Pratos típicos : Buchada de bode, carne de sol e Baião de dois.
PARAÍBA
Pratos típicos : Peixada com legumes, e pirão, Panelada e Buchada de bode. .
PERNAMBUCO
Pratos típicos : Caldeirada, galinha à cabidela, Jabá com jerimum .
MARANHÃO
Pratos típicos : Mingau de Cará, Arroz de Cuxá, Pão de macaxeira.
RIO GRANDE DO NORTE
Pratos típicos : Carangueijo, Rubacão.
SERGIPE
Pratos típicos : Caranguejada, Maxixada.
REGIÃO SUL
A Região Sul , é a menor de todas as regiões porém é a terceira no que se refere a população e se destaca pela sua agricultura, indústria têxtil e de automóveis, é conhecida por ser a região de mais baixas temperaturas.
PARANÁ
Pratos típicos : Barreado, pinhão.
SANTA CATARINA
Prato típico : Marreco recheado.
RIO GRANDE DO SUL
Prato típico : Churrasco, Arroz de carreteiro
REGIÃO NORTE
A Região Norte, é a maior cobrindo 45,25% do território brasileiro.Seu clima apresenta temperaturas elevadas com alto índice pluviométrico. . Rica em manifestações culturais , sua economia baseia-se no extrativismo do látex, açaí, madeira e castanha. também de onde se extrai grande quantidade de minérios. É O berço da espetacular Floresta Amazônica.
AMAZÔNIA
Prato típico : Sopa de piranha, Tambaqui na brasa.
AMAPÁ
Prato típico : Caldeirada de Tucunaré.
ACRE
Prato típico : Bolo de pupunha , Beijú
PARÁ
Pratos típicos : Pato no Rucupi, Tacacá, Maniçoba, Açaí.
RONDÔNIA
Prato típico : Torta de Pirarucú, Caldeirada de Tucunaré e Baixaria .
RORAIMA
Prato típico : Doce de Cupuaçu.
TOCANTINS
Prato típico: Galinhada.
CENTRO OESTE
A região Centro Oeste clima sub-tropical úmido , onde está localizada Brasília ,a capital do Brasil . Faz fronteira com dois países sul americanos: Bolívia e Paraguai.
Esta região se destaca pela agricultura, pecuária e indústrias de grande porte.
GOIÁS
Prato típico : Arroz com Pequí
MATO GROSSO
Pratos típicos : Moqueca de pintado, farofa de banana, Pacú assado.
MATO GROSSO DO SUL
Prato típico : Chipa, Buré, caldo de piranha
REGIÃO SUDESTE
A Região Sudeste é de alto desenvolvimento econômico, onde se encontra o maior polo industrial do país . Seu clima em maior parte é tropical.
ESPÍRITO SANTO
Prato típico : Moqueca capixaba
MINAS GERAIS
Prato típico : Pão de queijo, frango com quiabo, tutu a mineira, vaca atolada, leitão a pururuca
RIO DE JANEIRO
Prato típico : Feijoada.
SÃO PAULO
Prato típico : Virado á paulista, cuscuz de panela.
Como você pode constatar, a culinária brasileira eu diria que é diversa e “forte”, muitas regiões “carregam” nos temperos que particularmente amamos . E por falar em amar. já tivemos a oportunidade de experimentar quase todos os pratos de todas as regiões . Especificamente , entre tanta coisa boa na memória dois pratos, tão simples quanto fantásticos eram : Um mingau de banana, que provamos em Mosqueiro /Belém do Pará e um doce em Manaus, chamado pé de moleque que pra nós do sul, seria um doce feito com amendoim . Só que o Pé-de Moleque – da Amazônia, é um doce feito com massa de mandioca, castanha do Brasil (castanha do Pará) e assado na folha de bananeira.
Esperamos que tenham gostado, lembrando que é apenas uma amostra do que é a culinária brasileira. Recomendaríamos ainda outros pratos, visto que são muitos Brasil afora.
Não fique tímido, deixe seus comentários dizendo quais pratos você já conhece ou qual prato não destacado aqui, que gostaria de nos recomendar.
Somos gratos por sua visita ao blog.
Até o próximo post!
Comments
Daniele Leite
29 de julho de 2019Isa, apesar de eu ser do Ceará, não sou fã de buchada, mas de baião de dois e carne do sol sim, amo! Vi aqui outros pratos como o caldo de piranha, que parece uma comida exótica hehe. Quem ama pinhão é meu marido! Ah e cuscuz paulista a gente come aos montes aqui em casa, ele faz um tão bom que como no almoço e repito no lanche rsrs. Ótimo post, muito rico em informação! Meus parabéns! Bj!
Isabel Borgert
31 de julho de 2019Dani
Que bom que gostou!!
Grande abraço