Alcântara,é um minúsculo município ao norte do Estado de São Luís do Maranhão, tombado pelo Patrimônio Histórico . Já foi pujante e rica, hoje só restam as lembranças e história .
Como chegar :
Como fiquei hospedada no Centro Histórico de São Luís, foi só andar algumas quadras e chegar ao porto do Cais da Praia Grande ,de onde partem barcos com destino a Alcântara.
É muito importante se informar na noite anterior , pois conforme a maré o barco não sai.
Comprando bilhete no guichê ou com vendedores no local, o preço é três vezes mais barato que em agências de turismo.
A viagem é bem tranquila, levando em torno de uma hora e meia e o desembarque em Alcântara, é no Porto do Jacaré.
Alcântara é pequena e o passeio é rápido, dá tranquilo pra ver tudo a pé e almoçar (há uma estrutura de bons restaurantes, bares, e lojinhas) e os preços são bem em conta, por incrível que pareça.
Aconselho, a ir com roupas e calçados confortáveis ,bem como chapéus e protetor solar, pois o sol e o calor são verdadeiramente intensos.
Em Alcântara, está localizado localizado o CLA ( Centro de Lançamento Aeroespacial ) que pertence as Forças Aéreas Brasileiras. É uma base de lançamento de foguetes, criada em 1989 .
Dizem as lendas, que D. Pedro soube que existia um pequeno lugarejo que levava seu nome, ficou curioso por conhecer então políticos de Alcântara resolveram erguer dois palácios para ele se hospedar.
Aconteceu, que houveram disputas acirradas para hospedar tão ilustre visitante , o que assustou D. Pedro levando – o a desistir da visita a Alcântara.
As construções foram então abandonadas , transformando -se em ruínas.
No largo central da cidade encontram – se as igrejas de Nossa senhora das Mercês, as ruínas da Igreja de São Mathias, Igreja dos Sinos, Pelourinho e Ermida de Nossa Senhora do Desterro, de onde se tem uma bela vista da Baía de São Marcos.
As ruas de Alcântara, ficam lotadas em procissões na época das celebrações da festa do Divino Espírito Santo.
A procura por este evento é grande e os festejos duram semanas , dizem que durante os festejos ,são servidos doces e licores gratuitamente aos visitantes.
Se você quiser aproveitar mais o passeio até Alcântara , poderá passar a noite no local existem pousadas e poderá também curtir as belas praias do entorno.
É um passeio que vale a pena , para conhecer a história .
Espero que as dicas tenham te ajudado.
Referencias:Fotos CLA- Internet.
Leave a Reply