Argentina de A a Z
Uma viagem pode ser ruim ou inesquecível, em qualquer lugar do planeta . Claro, sempre estamos sujeitos a algumas armadilhas, nem tudo é paraíso, porém tenho por lema extrair o melhor de cada viagem.
Certa feita estava de férias do trabalho e comentei com uma pessoa do meu relacionamento que pretendia passar quinze dias em Buenos Aires.Esta pessoa com um ar de desagrado me disse que ficaria quinze dias na Europa e que em Buenos Aires jamais.
Confesso que fiquei um pouco chateada, mas logo esqueci, afinal a viagem era minha e não dela.
A mesma viagem poderá ser diferente pra você e para mim, as experiências nos enriquecem de maneira distinta. Afinal ,” Em todos os lugares vivemos coisas diferentes mas não banais”.
Minha paixão por Buenos Aires não é de hoje.
Cercada de atrações e embalada pelo tango o visitante não encontrará dificuldades para se divertir do anoitecer ao raiar do Sol.
Eu, tenho mais e maiores motivos para ter me apaixonado por esta terra irresponsavelmente maravilhosa e relaciona aqui apenas alguns.
O Alfajor, um doce além da compreensão
A história do alfajor, o doce mais tradicional da Argentina tem origem na cozinha árabe. O doce é composto de duas ou três camadas de massa, e com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Na Argentina, o doce tornou-se um ícone, por dia são consumidos mais de 6 milhões de alfajores.Uma delicia!!
Bife de Chorizo
Retirado do miolo do contra – filé é um corte nobre, consagrado na Argentina. Não sou carnívora mas para quem gosta é o paraíso.
Boca Juniors
O Club Atlético Boca Juniors, conhecido como Boca Juniors ou simplesmente Boca, é um clube de futebol da cidade de Buenos Aires , considerado um dos maiores clubes de todos os tempos por suas conquistas relevantes.
Conhecido como “La Bombonera” por ter sido comparado a uma caixa de bombons pelo arquiteto Viktor Sulcic.
Quando visitar poderá fazer um tour pelo Museu ‘La Pasión Boquense” e conhecer r a história gloriosa deste time através de troféus,
exposições, bancos de dados ou se preferir , fazer o estádio tour,onde terá a possibilidade de desfrutar de um passeio memorável, logo após a visita ao museu. Você vai perder?
Corrientes
A Avenida Corrientes é uma das principais e mais famosas ruas de Buenos Aires sendo o eixo da vida noturna e boêmia da cidade.
Em seus bares e teatros, o tango ,tomou a sua forma atual, e em toda a sua história ,foi interpretado por grandes orquestras e cantores, dentre eles o grande ídolo Carlos Gardel.
Teatro Colón
O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires. Acusticamente, é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. O atual Colón substituiu o teatro original, inaugurado em 1857.
Caminito
Caminito, é uma rua-museu e um logradouro tradicional, de grande valor cultural e turístico, localizado no bairro de La Boca, na Cidade de Buenos Aires, Argentina.
Casa Rosada
A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa. Abriga também o Museu da Casa do Governo.
Coco Boulangerie
Em uma esquina no coração de Palermo, está este lugar tipicamente francês. Lá você pode ficar a vontade como se estivesse na sala de sua casa.Quando passei por lá , comi um pão de uva sensacioooooonal, nunca mais esqueci tão delicioso era.
Vale a pena conhecer e comprovar . .
Calle Florida
Ah a Calle Florida… um verdadeiro palco , ali tudo acontece e é muito mais do que um mero lugar de circulação.
Pra mim um prato cheio pois não dispenso umas comprinhas básicas, e neste quesito você vai se acabar de comprar.
Delta do Tigre
Para chegar a cidade de Tigre você pode ir de trem ou de barco.No meu caso eu fui de trem.
Os trens partem da Estação Retiro, plataformas de linha Mitre 1 ou 2. Em dias úteis, a cada dez minutos até meia-noite, enquanto nos finais de semana os trens partem a cada 30 minutos. A viagem de Retiro até Tigre leva no máximo 1 hora, Informações : www.trenmitre.com.ar.
Empanada
Na Argentina , as empanadas tucumanas , são recheadas com carne de vaca cortada à mão em pequenos cubos e guisada com gordura de carne (de vaca ou de porco) e vários condimentos ; opcionalmente, podem também levar azeitonas, passas de uva e ovo cozido.
Quando eu estava em Buenos Aires, quando estava em dúvida sobre o que comer, lançava mão das maravilhosas empanadas.
El Ateneo Grand Splend
El Ateneo Grand Splend, foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo (a primeira é a livraria a Selexyz Dominicanen Boekhandel na cidade holandesa de Maastricht).
Endereço: Avenida Santa Fé 1860. Telefone: 4813.6052
Horário de atendimento: Segunda a Quinta 9:00-22:00 hs, Sexta e Sábado das 09:00 às 24:00 hs, Domingos 12:00-22:00 hs.
Farmacity
Eu não poderia deixar de falar da Farmacity, rede de farmácias que comercializa linhas internacionais de produtos cosméticos.Esta dica é imperdível.
A Floralis Generica
Galeria Pacífico
A Galeria Pacífico , ocupa um quarteirão inteiro, entre as ruas Florida, Córdoba, Viamonte e San Martín (no Micro Centro portenho). Seu visual chamativo e elegante a convertem sem nenhuma dúvida num dos lugares favoritos dos turistas .
Pizzeria Guerrin
Havana
Havana é uma cafeteria muito conceituada em Buenos Aires, em cada esquina você encontra uma, onde poderá comprar doce de leite, alfajores etc. Confesso que não é o meu preferido , prefiro alfajores e doce de leite de outras marcas.
Homero Manzi
Esquina Homero Manzi, um restaurante chic , agradável e muito famoso é claro.
Jardim japonês
O Jardim Japonês é um espaço de natureza que convida a contemplação.
Lá .você poderá apreciar todos os elementos da Natureza e seu simbolismo que na cultura japonesa é levado muito a sério.
LUJAN
O Zoo Lujan , é um espaço particular muito frequentado, apesar das filas intermináveis é possível ver muita coisa
porém antes de ir arme-se de paciência.
Na época em que estive lá, em determinados espaços o contato com felinos e répteis era comum, hoje não sei se ainda é possível, pois existe muita polêmica entre os defensores dos animais e é claro de toda a sociedade que argumenta que os animais são dopados para que os visitantes não sejam agredidos.
La Boca
La Boca , é um bairro da cidade de Buenos Aires, na Argentina, que por sua localização próxima ao porto, foi habitada por muitos estrangeiros que chegavam pelo porto para trabalhar. Achei meio esquisito e perigoso , poisas ruas são desertas e a maioria dos portões das casas estão acorrentados…
Museu Nacional de Belas Artes
Mafalda
A Mafalda ,é uma criação do artista Quino, que vivia exatamente no prédio que fica nessa esquina, na época . Ela é a personagem principal que interage com várias outras crianças, como Felipe, Manolito, Susanita e Libertad. As tiras, reunidas em vários livros, foram publicadas entre 64 e 73, ano em que Quino afirmou que tinha ficado sem ideias e deixou de escrever as histórias.
Media Luna
Muito parecida com os croissants franceses, a media luna não pode faltar no café da manhã dos argentinos.
Nove de Julho
A Avenida 9 de Julho , é a principal avenida da Cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.
É conhecida mundialmente, por ser uma via extremamente larga, e também possui monumentos importantes .
A Avenida 9 de Julho tem influências com os Outdoors, na região do obelisco, igual a situação da Broadway na Times Square, em Nova Iorque. A avenida além de ser charmosa, é o endereço do famoso teatro de ópera do mundo, o Teatro Colón.
Obelisco
O Obelisco de Buenos Aires ,é um monumento histórico da cidade de Buenos Aires, Argentina. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.Sua Altura : 68 m
Puerto Madero
Puerto Madero, é um bairro nobre da cidade de Buenos Aires. Hoje, é um dos bairros mais modernos da cidade, sendo um centro financeiro e gastronômico desta capital.
Petanque
Na Brasserie Petanque você poderá desfrutar da autentica gastronomia francesa.
Uma culinária deslumbrante, bem feita, charmosa, refinada, trés chic. surpreendente em termos de sabor. Estive lá em setembro de 2014.
Plaza de Mayo
A Praça de Maio é a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires, Argentina. A Praça sempre foi o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época colonial até a atualidade.
Recoleta
Sabor a Tango
O SABOR A TANGO , funciona no antigo Palazzo Rossini, histórico edifício da Società Italia Unita, construído totalmente com materiais trazidos da Itália em 1878. Esta casa apresenta shows requintados, inclusive com garçons poliglotas.
San Telmo
San Telmo, é um bairro da cidade argentina de Buenos Aires. O bairro de San Telmo é conhecido como o bairro boêmio da cidade, nele encontram-se muitos antiquários e diversos bares e restaurantes. O local, além das muitas barraquinhas com antiguidades, abriga artistas locais de todos os gêneros: de dançarinos de tango a mímicos, sendo palco, também, de artistas anônimos, em busca de alguns trocados e diversão.
Tortoni
O Café Tortoni , foi fundado no ano 1858 por um imigrante frances, é a mais antiga e um das mais notáveis da Argentina.
Até o final do século XIX, foi local de encontro para intelectuais, políticos e tangueiros. Em suas mesas, deixaram a sua marca personagens como Alfonsina Storni, Carlos Gardel, Juan de Dios Filiberto, Jorge Luis Borges, Federico García Lorca, Baldomero F. Moreno, Luigi Pirandello e Arturo Rubinstein, entre outros artistas, escritores e parlamentares que transferiram um pouco de sua personalidade ao café tradicional e inseparável da história de Buenos Aires.
Tango
O escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou que, por suas características, o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e, provavelmente, interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.
The Cavern Club
O The Cavern Club de Buenos Aires, fica em um charmoso boulevard na Rua Corrientes 1.660, é um bar museu , que é um tributo ao grupo The Beatles. Lá você poderá apreciar muitos objetos que pertenceram ao grupo.
Vinhas e vinhos
A Argentina é o quinto maior produtor de vinho do mundo e sem duvida alguma muitos de excelente qualidade.Eu citaria alguns dos melhores na minha modesta opinião:Catena Malbec, Altosur Chardonnay,Zuccardi Zeta, Cobos Felino Cabernet entre outros.
A Argentina, tem uma vasta extensão de terras, com mais de 230 mil hectares de cultivo, com muitas variedades, e é um lugar com altitudes e latitudes que refletem uma combinação extraordinária para cultivar muitas castas.
Existe uma gama de bons vinhos argentinos eu destaco aqui o que mais gosto : o Benjamin, resta você escolher o que mais gosta.
A principal região vinícola da Argentina , sem dúvida é Mendoza.
Entre as vinhas destaco algumas: Dom Manuel Vilafañe ,LaAzul,Salentein,Andeluna,BousquetO.Fournier
O.Fournier,Catena Zapata,Norton,Belasco,Ruca Malen,Cruzat,Benegat,Carinae,Domiciano,Lopez.
Villa Crespo
É um bairro , que possui muitos outlets, que eu visitei porém não me senti atraída a comprar. Preços muito acima do esperado e não achei nada que me chamasse a atenção.
É impossível relatar todas as belezas ou ficar indiferente as cores e os sotaques deste lugar .
E então, curtiu as dicas? deixe seu comentário e programe-se para conhecer ou retornar para este lugar inesquecível
REFERÊNCIAS: https://www.wikipedia.org
Comments
Daniele
3 de setembro de 2016A postagem que eu mais amei até hoje. Tenho o sonho de conhecer a Argentina, poder treinar meu espanhol por lá e com é linda essa cidade e quão rica também em cultura, lazer e gastronomia.
Parabéns pela postagem, está perfeita!!!
Bjos!
Isabel Borgert
3 de setembro de 2016Perfeito é seu comentário Dani, quanto ao espanhol também não sou fluente e me viro super bem.
Beijos e obrigada pelo apoio de sempre.
Daniele
12 de setembro de 2016Por nada, estou sempre por aqui, amo seu blog e a maneira como você escreve. Grande abraço!!!
Denise
7 de setembro de 2016Adoro Buenos Aires, querida amiga, e esta pessoa que comentou que ficaria 15 dias na Europa e em Buenos Aires jamais nao deve ter cabeca aberta. Com amigos assim, nao precisamos de inimigos! Adorei as fotos e todas as dicas, adoro ler seus diarios de viagem! Um beijao e nao mude, va passar quantos dias quiser onde quiser, sempre! Nao precisamos de aprovacao social para desfrutar lugares lindos que nos enchem a alma!
DenisesPlanet.com
Isabel Borgert
9 de setembro de 2016Minha querida Denise, agradeço os comentários e os elogios.
Beijos no coração.
Gisele Ferreira
25 de setembro de 2016Sua postagem minha amiga proporciona por si só uma maravilhosa viagem… Sua preocupação em pesquisar a respeito da história é admirável e as ilustrações são belíssimas! Parabéns minha querida!!!
Isabel Borgert
29 de setembro de 2016Nooossssa que bom que gostou Gi.
Fiz com o maior carinho, em breve você poderá conferir tudo isso pessoalmente.
Bjs e uma excelente sexta- fera.