O Palácio La Moneda, Sede do Governo Chileno é uma construção imponente no estilo neoclássico. Foi duramente bombardeado no golpe militar de 1973, perdendo muito de seu patrimônio.
Muito bem vigiado, por sua simpática e elegante guarda que não se recusa a tirar fotografias com os turistas. Certamente seguem o exemplo da presidente Michelle Bachelet ,que quando esta por ali também se deixa fotografar com os visitantes.
O Palácio La Moneda, abriga em seu subsolo de três níveis, o Centro Cultural la Moneda.Este espaço, hospeda exposições permanentes sobre a cultura chilena e exposição temporária possui ainda uma cinemateca, e loja de artesanatos.
As visitas para este espaço podem ser agendadas, permitindo acessar alguns espaços que eu não vi , pois eu fui sozinha sem agendar .
É possível também fazer uma visita virtual ( http://www.ccplm.cl/sitio/category/visitasvirtuales/ ) ou uma visita guiada ( http://visitasguiadas.presidencia.cl/) que é grátis e tem a duração de uma hora.
Quando estive lá, em janeiro de 2015, pude apreciar com alegria uma exposição sobre o Brasil: um verdadeiro mosaico de expressões, passando pela música, gastronomia, religião, ritos e moda.
Durante esta visita pude aprender muito sobre a história chilena e curiosamente , muita coisa sobre a cultura brasileira o que pra mim é profundamente transformador.
Endereço:Plaza de la Ciudadanía, 26, centro. Tel.: 00xx 56 22 355 6528. Entrada gratuita
Comments
Patricia Leardine
8 de novembro de 2015A história do Chile é intensa, assim como a história da América Latina. Viajar é também descobrir a história navegando entre passado e presente. E que legal poder encontrar esse pedacinho de Brasil no Chile! Você já visitou o Memorial da América Latina em SP? Acho que vai gostar… Abraço!
Isabel Borgert
9 de novembro de 2015Olá
Eu ainda não conheço o Memorial da América Latina em São Paulo, está na minha lista, realmente é emocionante ver nosso país em destaque quando
viajamos.Isso é mais uma prova do nosso amor por nosso país.
bejos Patricia e uma excelente semana.