Conhecendo a Colônia Witmarsun
Localizada a 60km de Curitiba no município de Palmeira, a Colônia Witmarsun foi criada por imigrantes Menonitas vindos de Santa Catarina, originários da Holanda e Alemanha em 1930.Os menonitas vieram dos países baixos onde eram liderados por Menno Simons , ( de onde vem o nome menonita).
Em 1951, quando os menonitas da Witmarsun de Santa Catarina abandonaram a região por não se adaptarem vieram para o Paraná, instalando -se em Curitiba nos bairros do Boqueirão e Vila Guaíra. Posteriormente, adquiriram a antiga fazenda Cancela do senador Roberto Glazer e a intenção era trabalhar a terra e praticar sua religião e seus costumes.
Como é a Colônia
A Colônia Witmarsun, possui aproximadamente 2.000 moradores sendo que poucos não são Menonitas e procuram manter as suas tradições e mantendo o sistema de cooperativismo.
Na colônia há uma igreja, uma escola de especial relevância (quando as grandes empresas do Paraná precisam de funcionários poliglotas é lá que eles buscam), pois os alunos desta escola tem como prioridade aprender no mínimo três idiomas. Possui ainda um hospital bem equipado que segundo informações recentes está sendo desativado por falta de pacientes.
Há também um pequeno museu, ( que originariamente era a casa grande da fazenda) onde estão expostos fotografias, moveis , objetos e utensílios usados pelos menonitas.O museu abre aos fins de semana das 14:00 às 17: horas e o visitante paga uma taxa de R$5,00 para conhecer um pouco desta cultura. Para visitar o local durante a semana se faz necessário agendar pelo telefone: (42) 3254-1347.
Eu fiz este passeio com o Sesc Paraná .Vale muito a pena pois além de conhecer um pouco da história do povo menonita, você pode aproveitar as delicias da localidade como a gastronomia dos restaurantes e cafés coloniais e pode também adquirir produtos locais como bebidas, queijos diversos e produtos em conserva que são tradicionais na região e na tradição alemã.
Eu fazia uma ideia totalmente errada dos menonitas, porém são um povo pacífico, ( muitas vezes confundidos com os Amish, eles não se alistam no exercito e não pegam em armas. Os menonitas são cristãos e utilizam o dialeto plautdietsch e possuem uma grande tradição do trabalho em comunidade.
Encerramos nosso passeio em Witmarsun em um dos cafés coloniais existentes o nosso escolhido café foi maravilhoso Edit’S Kaffee Hof.
Não dá para resistir a tanta delicia .Espero que tenha gostado desta dica e que possa conferir tudo isso brevemente.
Até a próxima viagem!!
Comments
Daniele Leite
17 de junho de 2018Eu gostei tanto desse post! Fiquei encantada com o lugar, com a história, com os artefatos do Museu, enfim tudo! Uma colônia super organizada e um passeio que sonho agora um dia fazer! Amei, Isa!
Isabel Borgert
18 de junho de 2018É verdade um lugar interessante.
Bjs