Anteriormente à pandemia do Coronavírus, vivíamos de olho no futuro mas e agora? Como viver o presente diante da nova realidade?As perguntas são intermináveis e as respostas também
Muito se fala no ¨novo normal ¨porém o que se sabe é que a pandemia sequer chegou ao seu final e o vírus sabe-se lá até quando permanecerá entre nós.
IMPACTOS SEM PRECEDENTES
Os impactos sociais e econômicos advindos da pandemia do coronavírus, afetaram a todos e especialmente aos grupos mais vulneráveis.
Com a economia paralisada, viagens e negócios foram cancelados em todo o mundo.
SETOR DE TURISMO
Com o distanciamento social e o desencorajamento dos viajantes, as companhias aéreas e o setor de turismo acumula perdas de bilhões e em meio ao fechamento de fronteiras muitas empresas perderam espaço e tiveram que se adaptar e inclusive cancelando viagens para futuros próximos.
TIPOS DE VIAGENS
Diante do cenário pandêmico nenhuma viagem é totalmente segura por hora, nem aeroportos, estações de ônibus ou cruzeiros.
Certamente as viagens preferidas serão dentro das fronteiras do próprio país, em regiões vizinhas, viagens de carro em família em acomodações individuais.
SETORES COM AUMENTOS À VISTA
Diante das dificuldades enfrentadas pelo segmento turístico , tome cuidado com promoções de passagens e hospedagem e prepare-se para em breve, absorver alguns aumentos:
- Acomodações privadas
- Aluguel de carros
- Seguro viagem
- Passagens
- Revisão de valores referentes à cancelamentos
PROCON, ABAV E MINISTÉRIO PÚBLICO ORIENTAM
O Procon e o Ministério Público Federal, orientam que compras de viagens até 09 do mês de março partindo do Brasil terão direito a ressarcimento até o prazo de 12 meses, sem cobrança de taxas.
Em nota a Associação Brasileira de Agentes de Viagem ( Abav ), comunicou que está discutindo com fornecedores de hospedagem e passagens para que as mesmas facilitem remarcações.
HOSPEDAGEM
O AIRBNB, divulgou nota que está se adequando às medidas de orientação da Organização Mundial de Saúde ( OMS ) e também vai disponibilizar ferramentas para cancelamento ou remarcação de reservas.
NOVOS HÁBITOS
Diante de novos cenários e nenhuma certeza , para o futuro teremos que desenvolver novos hábitos para nos proteger e proteger o outro:
- Estar atentos à todos os protocolos sanitários
- Manter distanciamento
- Não participar de aglomerações
- Evitar tocar olhos, boca e nariz
- Utilizar mascara e estas serão nossas companheiras para sempre
Como ainda não existe uma vacina, a Anvisa aconselha que ao se programar uma viagem nacional ou internacional , não nos esqueçamos dos cuidados com a saúde e na dúvida, os cidadãos devem se dirigir aos centros de saúde para a orientação dos viajantes.
Eu , por motivos óbvios, tenho viagem compradas para Turquia e Grécia com a Alpha Turismo , que seriam em maio de 2020 , foram adiadas para 2021.
E hospedagem de familiares no Iguassu Eco Hostel ,também em maio de 2020 , foram remarcadas para 2021 dentro da lei e sem problema algum .
Neste momento, todos temos que solidários e parceiros.
Até que tudo se resolva, nos resta proceder com cautela e torcer pelo melhor.
Até o próximo post!!