As igrejas russas, são um “espetáculo”à parte digno de ser visto e revisto. Destacando -se pelos materiais nobres, denotando digamos ostentação em demasia. E como diz o ditado, na Russia tudo o que reluz é ouro.
“A relação do homem com a religião, não pode ser entendido como nos séculos passados.”
O termo “igreja”, é aberto á interpretações e debates.
Além da beleza histórica e arquitetônica, haveriam outros interesses em construir,templos, basílicas,catedrais e capelas tão exuberantes? É de se pensar pois a beleza é de cair o queixo.
Religião e arte se confundem
Pagãos, cristãos, muçulmanos entre outros, cada um tem seus rituais próprios .E neste sentido, podemos dizer que a expressão religiosa pode ser entendida como um meio de vivenciar o mundo. E tudo, acontece no decorrer da magnífica, exuberante e inusitada história.
A constituição Russa diz que o país é laico porém na Rússia as 4 religiões tradicionais são : Ortodoxa Russa, o Islã, o Budismo e o Judaísmo.A maioria dos russos são Ortodoxos.
Diferença entre Igreja Católica e Igreja Ortodoxa
A cruzes não são iguais : a cruz ortodoxa possui três barras.
A Igreja Ortodoxa, é herdeira do cristianismo do Império Bizantino. Ortodoxos seguem o Patriarca seu representante máximo, os católicos seguem o Papa.
As Igrejas na Rússia se separaram com o evento do grande Cisma. A partir de 1054 os líderes da Igreja de Constantino e da Igreja de Roma se excomungaram mutuamente.
Enquanto cada um continua defendendo seu ponto de vista, não deixemos de apreciar a beleza de algumas Igrejas, catedral e basílica que tivemos o privilégio de visitar nesta viagem.
Catedral de São Basílio
Situada na Praça Vermelha, a Catedral de São Basilio foi construída entre os anos de 1555 e 1561.Foi o edifício mais alto de Moscou , até a conclusão do Campanário de Ivã o Grande no ano de 1600.
A Catedral de São Basílio, foi durante muito tempo a construção mais alta de Moscou. Conhecido originalmente como Catedral da Trindade, é parte do Kremlin e da Praça Vermelha. Hoje considerada patrimônio mundial pela UNESCO.
Catedral de Cristo Salvador
A Catedral De Cristo Salvador é considerada um ícone do Renascimento Cristão Ortodoxo na Rússia. possui muitas torres e alguns sinos entre eles o maior sino do mundo ( 24 toneladas) que se encontra exposto em seu pátio.
Catedral Sangue Derramado
Esta Catedral , é conhecida por Sangue Derramado porque foi construída onde foi assassinado o Czar Alexandre II.É uma igreja em cuja Cúpula na parte interna esta pintada a imagem de Jesus adolescente.
Sobreviveu a ataques e foi atingida por bombas que ficaram retidas em seu teto por longos dezenove anos.Sua restauração levou décadas sendo reaberta em 1995.
Curiosamente durante muito tempo foi segundo a história utilizada como depósito de legumes e batatas.
Essa Igreja, foi saqueada e transformada em um depósito de lixo e demorou décadas para ser restaurada. Coberta de mosaicos dentro e fora , recomendamos uma visita, de preferencia em companhia de um guia .
Catedral da Trindade
A Catedral da Trindade, foi construída entre 1828 e 1835, foi utilizada com outros fins na era soviética porem foi devolvida ao papel a que se destinava isto é espaço religioso.Apresenta belas cúpulas e belíssimos afrescos ortodoxos.
Catedral de São Pedro e São Paulo
Esta Igreja foi construída entre 1712 e 1732, possui uma torre dourada e pontiaguda medindo 122 m. de altura, esta construção não segue os padrões estéticos das construções russas.Seu nome é em homenagem ao padroeiro do Tzar, o Apóstolo São Pedro.
Seu interior abriga tumbas de todos os soberanos russos, desde Pedro I inclusive da dinastia dos Romanov.
Catedral da Anunciação
A Catedral da Anunciação foi construída no século XIV, na praça do Kremlin e é dedicada à Anunciação de Maria. Ivan o terrível a utilizava para fazer suas orações.
Igreja de São Nicolau Marinheiro
Esta Catedral destaca-se pela cor azul e como não poderia deixar de ser, suas cúpulas reluzem em seu incrível dourado.Foi erguida em homenagem à São Nicolau padroeiro dos marinheiros.Ainda hoje recebe serviços religiosos todos os dias.
A beleza vai do julgamento de cada um , rico, estranho e indescritível
Visitar igrejas é uma experiência única . Em alguns momentos, nos ajuda a transcender pois a relação com o sagrado, é e sempre será essencial.
Ficaria dias descrevendo cada igreja, a beleza e algumas semelhanças são tantas que as vezes nos confundimos, muitas não se podem filmar ou fotografar dentro.Ficando assim, apenas na lembrança. Outras igrejas aqui não mencionadas serão tema de futuros posts.
Textos de Apoio : Wikipedia
Comments
Daniele
11 de outubro de 2019Oi Isa, sou fascinada por igrejas antigas e essas aí quanto ouro rsrs! Os mosaicos lindíssimos, a arquitetura de algumas delas com abóbadas exuberantes, igrejas que lembram verdadeiros palácios, com certeza um lugar para se visitar, porque tem muita história. Só fiquei meio assustada com o soldado esqueleto, algo que nunca imaginaria encontrar na igreja rsrs. Essas igrejas são verdadeiros museus. Estou gostando muito de saber mais sobre a Rússia. Eu vou confessar que não era um lugar assim que eu imaginava visitar, mas depois de ver seu roteiro, as imagens, enfim, vi que vale a pena!
Isabel Borgert
11 de outubro de 2019Dani
Com toda certeza eu também não tinha idéia da maravilha que é esse lugar e também sou fã de igrejas.
Fico feliz que tenha gostado.
bjs