Machu Picchu, o que devo saber antes de ir
Quando planejamos uma viagem para um lugar como Machu Picchu, a primeira coisa que vem a cabeça é : O que devo saber antes de ir? Machu Picchu é sem dúvida, um dos destinos mais procurados por viajantes de todo o mundo, portanto o que devo saber antes de ir? embora sabendo disso , era uma das viagens que pelo menos momentaneamente não estava em meus planos. Porém como jamais desperdiço uma oportunidade, resolvi embarcar em uma viagem rápida de apenas cinco dias e te digo que entre Lima, Cusco e Machu Picchu é necessário no mínimo dez dias.
O meu voo foi realizado pela Latam, partindo de Curitiba com conexão em São Paulo e Lima. A agência escolhida foi a Viagens Machu Picchu (www.viagensmachupiccu.com.br ).O contato aqui no Brasil foi com a Leila Scutlarek / Fone : ( 41) 997564421 / Ralf Munoz Fone : (41) 996474965 ou (41) 35574576/ https://www.instagram.com/viagensmachupicchuoperadora ou http://www.machupicchupacotes.com.br.
Nesta viagem , não tive nenhum contratempo.Sempre dou preferência por agencias ou agentes confiáveis , sou bem exigente neste quesito pois quanto mais confiamos em uma companhia com a qual vamos viajar ,mais estaremos tranquilos não é mesmo?
Melhor época para visitar
Cusco está a 1183 km de Lima,seu fuso horário é de 2 horas, (horário de Brasilia). Em Cusco, há duas estações bem distintas, a estação seca , entre abril e outubro que é a época mais aconselhável para ir, e a estação chuvosa que vai de novembro a março mesmo assim, os turistas se acotovelam por lá o ano inteiro.Se você mora em um lugar de temperaturas mais elevadas sentirá a diferença por ter períodos mais frios.Eu não tive problemas pois já estou acostumada com regiões frias.
Chegando em Cusco
Chegando em Cusco, o primeiro cuidado a ser tomado diz respeito a altitude, o que poderá lançar mão de chá de folha de coca ou mascar folhas de coca bem como optar por uma alimentação mais leve e tomar muita água.
O impacto climático da chegada em Cusco é bem perceptível pois cheguei as 4:30 da manhã e a temperatura beirava os 4 graus.Mas a beleza do lugar é estonteante, um lugar diferente, me senti apaixonada por aquele lugar medieval, rodeado de montanhas. A cidade além de muito bonita, é limpa, bem conservada, muito segura e seu povo muito acolhedor, estranhei um pouco o transito que é bem complicado e perigoso ,para uma cidade um tanto pequena.


Os hotéis
Em cusco, fiquei hospedada no Rojas Inn, um hotel com localização bem central próximo a tudo . As acomodações eram perfeitas, fiquei encantada com a atenção dispensada pelos funcionários que estavam sempre solícitos e disponíveis para ajudar no que fosse preciso.

Em Águas Calientes , fiquei hospedada uma noite no Flower’s House, que está muito bem localizado , próximo à estação de trem.O estabelecimento oferece wiffi gratuito, com banheira de hidromassagem dentro do quarto, tv a cabo e café da manhã variado e incluso na diária.O que estranhei foi que fiquei no quinto andar e não tinha elevador.O atendimento é impecável.
Roteiro de visitas
A visita pela cidade ,começou depois de algumas horas de descanso bem merecido.Eu estava bem cansada e foi preciso recuperar as energias para os dias seguintes que seriam bem movimentados.

1-MERCADO DE SAN PEDRO
Um grande mercado,onde você encontra de tudo,desde produtos básicos da culinária peruana, até bijuterias, artesanato local, pães, tecidos e até objetos usados nos rituais andinos.





2-PARQUE ARQUEOLÓGICO DE SACSAYHUAMAN
Supõe-se que Sacsayhuaman, foi construida com propósitos militares, hoje em dia dá para observar apenas trinta por cento do que foi mas ainda surpreende pela grandiosidade.

- 3-PARQUE OLLANTAYTAMBO
- Ollantaytambo, merece destaque para qualquer visita ao Peru pois é a unica cidade Inca, ainda habitada.Saindo de carro de manhã bem cedo de Cusco passando por Quenqo, Puka pukara,, Tambomachay, Sacsayhuaman, Pisaq, Urubamba e finalmente Ollantaytambo. Aqui falarei rapidamente sobre elas porém serão destaques em futuros posts pois tem muito que mostrar e falar além da arquitetura e história.
- Em Ollantaytambo, você embarca em um trem que pode ser pela Peru Rail ou Inca Rail, a viagem é um pouco longa mas vale a pena, os trens são com teto panorâmico e com as paredes todas desenhadas.
- 5- AWANA KANCHA
- A pequena Vila de Awana Kanca, abriga pequenas comunidades agrícolas, onde você poderá interagir com os animais locais,conhecer técnicas antigas de tecelagem e tingimento natural ,de seus coloridos tecidos, e se jogar nos artesanatos.
- 6-PISAQ
- Nada mais encantador do que mirar o Vale Sagrado Pisaq fica a trinta e três km de Cusco e sua arquitetura transita uma parte pelo colonial outra parte Inca com praças de artesanato local.
- 6- ÀGUAS CALIENTES
- Águas Calientes, também conhecido como Machu Pichu ,é um povoado peruano às margem do Rio Urubamba e ponto final do trem para Machu Picchu. O nome Machu Picchu , é de origem Quechua. Neste povoado,você terá uma ótima estrutura de hoteis, hostels, bares, restaurantes, lojinhas além é claro das águas termais.
(Foto div/IncaRail) (Alex, nosso guia em Machu Picchu)
Restaurantes que recomendo
Uma das coisas mais curiosas que aconteceu comigo por lá foi a falta de fome, (o que de certa forma fez a diferença, para o bolso e para o físico),talvez pelo constante uso dos chás que são bem variados , o que me levou a frequentar poucos restaurantes mas os restaurantes que conheci foram excepcionais.
Não poderia deixar de mencionar alguns , onde o atendimento foi sensacional, mas deixarei de incluir um pois fui jantar em um restaurante que estava um pouco cheio e a pessoa que me atendeu foi um pouco grosseira sinceramente fiquei tão chateada que de verdade esqueci o nome do restaurante.
Restaurante muito aconchegante dedicado a gastronomia vegetariana cujo sabor é algo inexplicável.
3- BLANCO Y NEGRO
4-TUNUPA RESTAURANT
O restaurante Tunupa, é algo assim indescritível, encravado nas montanhas, com jardins bem cuidados e com um rio ao fundo.Suas paredes são cobertas por pinturas que nos convida a admirar e silenciar.
E pra finalizar, posso dizer que quando viajo adiciono a minha viagem um pouco de humor , algumas aventuras, aprimoro minhas exigências mas procuro sempre dar destaque ao que ocorre de bom.
O que relato aqui, não representa um terço do que vi por lá inclusive de locais que não eram permitidos fotografias.
Destaco ainda, o atendimento em perfeito português, feito pelos guias Vanessa, Alex e Jean, o Jean foi um caso a parte, gentil e educado.Neste lugar grandioso e digno de ser patrimônio da humanidade, tudo funciona.Tiro o meu chapéu pra essa galera!!!
Já estou com saudades e pretendo voltar, para curtir mais demoradamente, Cusco e outras coisas igualmente belas que não foi possível conhecer nesta viagem devido ao pouco tempo que passei por lá. Recomento que se você pretende conhecer o Peru, reserve no mínimo uns 12 dias.
Ainda tenho muito material para publicar em futuros posts mas isto é uma outra história.
Até o próximo post!!
Comments
Daniele Leite (@danieleleitte)
20 de outubro de 2018Menina que lugar lindo! E que hotéis chiques, tem banheira e tudo😍. Mas o melhor é a paisagem, de tirar o fôlego. Fiquei sonhando aqui acordada com essa viagem 😍
Isabel Borgert
20 de outubro de 2018Querida Dani muito grata pelo apoio de sempre.Aconselho muito essa viagem!!
Bjs
Thi
20 de outubro de 2018Muito legal! Queremos conhecer! Beijos!
Isabel Borgert
21 de outubro de 2018Que bom que gostou Thiago.
LEILA CRISTIANE SCUTLAREK
22 de outubro de 2018Olá Izabel!! Estou feliz em ler seu post e saber que pudemos proporcionar à você uma experiência agradável e positiva neste país tão rico com sua cultura e história. Em nome da Viagens Machu Picchu , agradeço por viajado conosco e claro estamos te esperando para sua próxima aventura no Peru.
Isabel Borgert
22 de outubro de 2018Leila
Eu quem agradece a gentileza de seu atendimento tão diferenciado, parabéns pelo seu belo trabalho, espero fazer novas viagens com voces.
Bjs boa semana.
virginia kleemann
22 de outubro de 2018Sempre foi uma vontade conhecer o Peru. Ficou mais fácil me organizar agora. Ótimo e preciso teus relatos com fotos que registram muito bem os encantos que fizeram parte do teu roteiro. Descreves tudo com simplicidade e informalidade que deixa o futuro viajante seguro e pronto pra desbravar os mesmos caminhos que aqui, tão bem , foi divulgado. Excelente trabalho. Parabéns!
Isabel Borgert
22 de outubro de 2018Virginia
Que bom que gostou, obrigada amiga.
bjs
Marlom
22 de outubro de 2018Sim, essas paisagens são verdade de Cusco, pude comprovar ano passado quando estive lá. Fui com outra empresa, Peru Hop (super recomendo), além de Cusco, também fui em Arequipa, Ica e Paracas. Esse país tem cada tesouro escondido que surpreende qualquer um.
Boa viagem!!
Isabel Borgert
22 de outubro de 2018Marlon
As paisagens são maravilhosas espero um dia voltar e concluir com aqueles lugares fantásticos de lá.
Grande abraço grata por seu comentário.
Boa semana!!!
Isabel Borgert
4 de fevereiro de 2019Olá Marlom
Bom saber que existem agencias recomendáveis e que deu tudo certo.
Abraços
Camila Lacerda
9 de novembro de 2018Esse é um lugar que acho interessante !
Muita gente fala super bem …
O post ficou ótimo, dicas valiosas <3
http://www.camilalacerda.com
Isabel Borgert
3 de fevereiro de 2019Obrigada por seus elogios.
Gratidão
CARLOS ANTONIO TURRA
15 de janeiro de 2019Muito bommmmmmmm
Isabel Borgert
3 de fevereiro de 2019Olá
Obrigada pelo carinho.