Paço da Liberdade – Curitiba
Curitiba não perde a capacidade de encantar, caminhando por esta cidade você terá a oportunidade de apreciar a conservação estrutural e a arquitetura de alguns patrimônios históricos como o Paço da Liberdade .
Recuperar edifícios históricos “é cultivar o orgulho do nosso antepassado”.
No Paço da Liberdade ,no centro da cidade você poderá compreender o reparo e a reutilização de um edifício antigo na prática.
O Paço da Liberdade, é um edifício histórico inaugurado em fevereiro de 1916, era originariamente a prefeitura de Curitiba.Tombado pelo patrimônio publico, passou por uma grande reforma, resultado de convênio entre a Prefeitura de Curitiba e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio / SESC).
O espaço embora não muito grande é imponente com suas grandes janelas e uma escadaria em curvas.
A partir de março de 2009, foi aberto a visitação e hoje, recebe não só os curitibanos mas um grande numero de turistas do Brasil e do mundo.
Este espaço que hoje abriga o Sesc/ Paço da Liberdade oferece:
Sala de aula
A sala de aula é uma extensão da Sala de Atos, onde acontecem eventos para um menor público com a atuação voltada para a formação de agentes culturais, utilizando uma linguagem inovadora e atenta às realidades atuais.
Cine Pensamento
Na sala de exibições de filmes, o destaque fica com a programação diferenciada em relação aos cinemas comerciais, e ainda oferece um núcleo de estudos sobre cinema. O principal objetivo é a aproximação da sociedade com as mais variadas formas de expressão artísticas dentro do cinema. O Cine Pensamento, oferece programação constante e abertas a diversas experiências audiovisuais.
Sala Cândido de Abreu
A revitalização do gabinete do primeiro prefeito e mentor do edifício, Cândido de Abreu, é uma forma de preservar a história do prédio e assim foi recriado como era originalmente. O espaço foi montado com móveis originais e pertences pessoais de Cândido de Abreu e livros da época.
Livraria
Na livraria , a exposição de um desejo do Sesc: incentivar e valorizar os artistas paranaenses, tendo a preferência por produtos produzidos por eles. Lá você encontra CD’s, livros, publicações independentes e produtos de designers da cidade.
Café do Paço
No final da sua visita por este charmoso e histórico espaço , porque não fazer diferente ? Tome um belo café e aproveite para ler as poesias do pacote de poesia que é graciosamente oferecido aos visitantes.
O café, oferece aos frequentadores um espaço diferenciado de entretenimento e garante o contato com a programação cultural. Lá os visitantes podem conferir apresentações de pianistas, DJ’s e pocket shows, além de palestras e debates
O ambiente do café é requintado e agradável , sendo uma opção para um lanche agradável .
“Conservar um bem público é mais que um ato moral e social, é questão de respeito!”
Ao escrever este texto , minha intenção foi destacar que não podemos em hipótese alguma escapar do progresso mas podemos recuperar os monumentos e ao mesmo tempo proporcionar benefícios muitas vezes esquecidos em prol da comunidade.
Venha pra Curitiba e confira !!
Se foi útil pra você deixe seu comentário abaixo.
Referencias : https://pt.wikipedia.org
http://www.sescpr.com.br/unidades/sesc-paco-da-liberdade/
Foto de destaque : Foto Reprodução
Comments
Daniele Leite
6 de novembro de 2017Amo lugares assim onde podemos viver um pouco da cultura local antiga. O interior do Paço me lembrou muito o Cine Teatro São Luiz aqui de Fortaleza. Visita obrigatória! Bju!
Isabel Borgert
7 de novembro de 2017Dani
É verdade viver a cultura antiga e apreciar nossa história não tem preço.
Bjs e uma ótima semana.
denisesplanet
8 de novembro de 2017Eh verdade, querida Isabel, conservar espacos assim eh respeitar o passado de um lugar, com a visao de futuro, para que outras geracoes saibam de onde vieram e para onde vao. Amo edidicios assim, com passado e ainda muito futuro pela frente! O Paco da Liberdade eh lindo e gostaria muito de visita-lo! Um beijo, querida amiga!
DenisesPlanet.com
Isabel Borgert
9 de novembro de 2017Obrigada por seu comentário Denise.
Bjs
Gil
13 de novembro de 2017Nossa história realmente surpreende , eu não tinha a menor idéia deste lugar.
Belissimo, quando for a Curitiba quero visitar tambem.
Abraços
Isabel Borgert
13 de novembro de 2017Olá
Muito obrigada por seu comentário.
Boa semana