Parnu é uma pequena e encantadora cidade que está localizada na costa do Mar Báltico,à sudoeste da Estônia.
Foi fundada em 1251 pelos Cavaleiros teutônicos.Confesso que esse pequeno detalhe já me “transportou” para a idade média.
Ex -integrante da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a Letônia conquistou sua independência no dia 21 de agosto de 1991 e em maio de 2004, passou a ser um país membro da União Europeia.
Ainda bem que os Países Bálticos se abriram para o mundo e graças a isso, eu fui parar naquelas bandas.
Parnu é reconhecida internacionalmente como um resort para a saúde, as terapias coma a lama de banho de Parnu, são amplamente utilizadas desde 1996.
Esta praia , de cor âmbar devido a grande quantidade de âmbar neste mar, é frequentada por turistas russos , suecos e finlandeses e geralmente por pessoas ricas, sendo a única praia da península.
Parnu é charmosinha com suas ruas com muitas flores e além de oferecer uma grande qualidade de vida para moradores e turistas, possui uma estrutura invejável de hotéis, pubs, lojas, o comercio local oferece variedades de opções. Também conta com bons restaurantes, muito conhecidos pelos povos da Finlândia e dos países escandinavos.
Parnu também possui um porto de grande importância para o escoamento das exportações , recebendo muitos investimentos estrangeiros o que aumenta sua competitividade com os mercados mundiais .
Algumas empresas da região de Parnu, estão entre as melhores da Estônia.
A partir de 2015, Parnu passou a receber o maior festival de música e dança da região nórdica e báltica.
A praia de Parnu embora diferentona por sua cor âmbar,é muito limpa bem cuidada e tão rasa que para a água chegar até a cintura o banhista tem que adentrar cerca de 10 km.
A parte da praia que conhecemos, era margeada por um bosque muito bem cuidado.Aliás nos Países Bálticos tudo é muito bem cuidado.
Não foi possível desfrutar desta bela praia pois nossa passagem por Parnu foi muito rápida e estávamos muito cansados, pela minha cara esgadelhada dá pra perceber e por isso nem me preocupei em fazer grandes selfs.
Vale um retorno para aproveitar melhor este pequeno paraíso.
REFERÊNCIAS : Wikipedia
Foto de destaque e foto Porto de Parnu/ Pinterest
Comments
Daniele LeiteDaniele
24 de fevereiro de 2020Que riqueza de praia e que linda a cidadezinha, parece um conto de fadas! Ruas organizadas, floridas e amei saber da terapia com banho de lama! Deve ser bom demais para pele! Abraço!